Família Na Dependência de Deus



SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.(Salmos:127:1) 


                      Família na dependência de Senhor.

Deus chamou cada um de nós para sermos instrumento em suas mãos,para a expansão do seu reino,começando em nossa vida,em nosso lar,em nossa igreja e na sociedade.

Temos exemplos de famílias na Bíblia que nos surpreende com suas virtudes de fé e total submissão a Deus. E nos inspira ter “uma vida na dependência do Senhor.”

Podemos citar um dois  lares que foram edificados pelas suas virtudes.Vivendo uma vida na dependência do Senhor. 

A família de Abraão: as virtudes da fé e da obediência (Gn 12.1-25.11)

Esta é uma família em que se percebe a presença de fé e obediência. À semelhança do que objetivara com a família de Noé, Deus também tem um propósito para Abraão e família: construir um povo só seu, uma grande nação, à partir deste homem fervoroso que passou à posteridade como “pai da fé”.

Abraão foi muito importante do ponto de vista dos valores da família, pois ele construiu um clã que atravessou gerações e marcou épocas. A expressão “o Deus de Abraão, Isaque e

Jacó” é algo de extrema significação do ponto de vista da identificação de Abraão e sua descendência com Jeová. Ele creu nas promessas de Deus, abandonou tudo e foi para onde Deus apontava. Não se inibiu, enfrentou os desafios, lutou, deu oportunidades ao sobrinho Ló, foi humilde em relação aos bens materiais, mostrando desapego e confiança na provisão de Deus (13.1-14.17).

Casado com Sara, mesmo não tendo filhos Abraão crê que Deus faria dele uma grande nação e submete-se ao desígnio divino. Deus faz um pacto com ele e o patriarca passa a dar demonstrações claras de uma fé sem limite. O episódio da oferta do filho Isaque em sacrifício é a expressão máxima de alguém que não se intimida diante dos desafios (22.1-19).

Uma mentira, dizendo que Sara era sua irmã, visto que era muito bonita e atraia os interesses de Abimeleque (20.1-18) não diminuiu o valor de um homem que soube valorizar os valores da família e viver exemplarmente debaixo da confiança em Deus.

A lição que Abraão nos leva a meditar é: O Senhor tem sido o Deus de minha família,Tenho demonstração de fé sem limites nos momentos de provações?

Estamos sendo fonte de inspiração para a sociedade onde  vivemos? 

        Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.
        (II Coríntios13:5) 

Como podemos julgar-nos? Precisamos comparar nossas ações com as ordens de Deus. 1 João 2:3 diz-nos que podemos estar confiantes em nossa comunhão com Deus somente se estamos obedecendo-o: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.

Nosso sucesso familiar é responsável pelo crescimento da nossa igreja como corpo de Cristo. 

Família é o primeiro espaço onde a palavra de Deus deve ser ensinada.

 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
  (Deuteronômio 6.6-9)

Viver Cristo na vida familiar talvez seja nosso primeiro desafio,pois é o local onde nos mostramos sem reservas quem somos realmente,somos vulneráveis em meio ás inúmeras dificuldades vivenciadas no seio familiar,que ás vezes, nos “tiram do sério”…

Nossa vida no seio familiar é o termômetro para medirmos nosso testemunho,pois é no nosso lar que mostramos quem somos.O que faz das nossas famílias um celeiro para demonstração de tudo que aprendemos do lado de fora do nosso portão.

                      Como vai a minha família?  


O que estamos trazendo para dentro do nosso lar? 
Pense nisso:O crescimento espiritual da igreja depende da santificação da família.

O Senhor derrame sobre sua família toda sorte de bênção.

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s