Oração do Coração


A oração do coração consiste no encontro com o coração de Deus. Falamos e ouvimos com o coração, conforme Os. 2:14 “Eu a atrairei, e a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração”. Alguns conflitos podem acontecer ao pretendermos falar ao coração de Deus. Jesus afirmou “Bem aventurados os limpos de coração porque verão a Deus”. Confessar a Deus os nossos pecados e receber o perdão de Deus capacita-nos a falar com todo o coração ou seja, com toda a verdade de consciência.

A oração com a mente pretendendo falar à mente de Deus faz-nos cair na tentação de querermos explicar aquilo que Deus já de antemão sabe. Deus nos conhece e sabe tudo a nosso respeito antes de lhe falarmos e por esta única razão é que oramos com o coração. Há um princípio no didaquê nos ensinos Patristicos sobre a oração no coração que compreende duas características principais.

Primeiro devemos de usar breves sentenças quando oramos com o coração e isto porque de antemão sabemos que Deus já sabe tudo o que lhe vamos pedir. Quando um rapaz diz a uma moça que gosta dela, ela entendeu tudo. No coração da moça ela compreende toda a afeição e toda a sublimidade daquela declaração. Se o amor do rapaz é sincero ela não terá dúvidas no coração. A segunda característica da oração do coração consiste em “orar sem cessar” como escreveu o apóstolo Paulo. Voltemos ao exemplo anterior. O rapaz talvez pensasse que a moça lhe responderia prontamente à sua declaração. A moça por um período de tempo pensou naquela declaração que o rapaz lhe fez. Pensou profundamente pois queria responder à declaração de acôrdo com a verdade do rapaz. Compreendemos agora que orar sem cessar é fortalecer a fé. Orar sem cessar não é uma vã repetição mas uma declaração da nossa confiança de que Deus irá atender-nos. Lembremos o que Pedro disse a Jesus. “Senhor tu sabes que eu te amo”. Orar no coração é o envolvimento do nosso coração com o coração de Deus e até também Deus a orar no nosso coração. Foi deste modo que Jesus, por três vezes perguntou a Pedro se êle O amava pois também Jesus tinha um pedido a fazer ao coração de Pedro. João 21:17. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez; amas-me? e disse-lhe: Senhor tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Esse post foi publicado em Artigos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s