Princípios para os jovens


 

Hoje vou escrever sobre alguns principios que nós JOVENS devemos observar em nossa caminhada, primeiro para que possamos AGRADAR a DEUS ( Principal propósito de nossas vidas) e segundo para que venhamos ser bem-sucedidos.

 

Em primeiro lugar: “A sua vida é o que você fizer dela”

Aproveite as oportunidades que Deus lhe dar, aproveite o HOJE porque é PRESENTE de Deus!!!

01- Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade:

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” Ec. 12:1

Talvez muitos dos que irão ler este post já tenha visto esse versículo, mas é necessário darmos a atenção devida a ele.

Será que hoje nós temos visto esta orientação divina ser realizada por nós jovens em nosso cotidiano? Será que essa geração de jovens tem lembrado do Senhor, do seu Criador em sua mocidade?
Será que os seus melhores dias, seu corpo, seus pensamentos seus sentimentos são em sua maioria para Deus?

Deus nos escolheu enquanto jovens para fazermos a Sua vontade, por que somos FORTES e já VENCEMOS o MALIGNO.

Entenda que quando você oferta a Deus seus anos de força e juventude, Deus cuida do Teu futuro!!! É isso mesmo querido, a palavra de Deus diz: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração…”

02- SEMEIE para o seu FUTURO

“Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” Fp. 11:4

Não há colheita sem semeadura…Não há FUTURO sem PRESENTE!!!

Aproveite as oportunidades, coloque a mão no arado e não olhe para tras. Não seja ansioso, viva o PRESENTE pois é dádiva de Deus.

“Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão.” Provérbios 20:13

Faça planos, trace metas e objetivos. Estabeleça estratégias. Seja diligente, responsável. Agora é a hora de você se preparar, use seu tempo de juventude para semear: Na sua vida espiritual ( trace etapas a serem cumpridas), na sua vida ministerial, familiar, financeira, emocioanal.

Apesar de Deus permanecer fiel apesar de nós mesmos.Plante Fidelidade e você Colherá Fidelidade DEle.

03- Não se precipite

Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Pv. 16: 25

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Pv. 16: 9

Me identifico muito com esses versículos, pois durante muito tempo de minha vida, agia por impulso, agia baseada em minhas próprias impressões, necessidades e vontades. Você ja deve ter ouvido o seguinte: ” Ah..mas jovem é assim mesmo, não pensa nas consequências, faz as coisas sem pensar….” SOFISMO!!! Mentira dita muitas vezes e que tem se tornado verdade, e uma realidade entre os jovens, ate entre nós cristãos, discípulos de Cristo.

Quantos jovens tem se precipitado em vários sentidos de sua vida, ao não observar este principio…Quantos namoricos são iniciados por carência de ambos e sem a devida espera da sábia resposta de Deus e que acabem por afastar os propósitos de Deus na vida do casal….Quantas vezes você traça seus objetivos e metas sem antes perguntar a Deus qual é a Sua vontade? Quantas vezes você se precipita ao falar palavras que ferem principalmente as pessoas que você mais ama? Toma decisões importantes e ate as mais simples sem ao menos lembrar de Deus?

Gente minha intenção aqui não é acusar é nos fazer refletir…Temos realmente sido verdadeiros adoradores de Deus, verdadeiros cristãos…

Meu querido e querida, dependa do Senhor…Confie NEle e o mais Ele fará…

04- Respeitar pai e mãe

Talvez você esteja se perguntando: “Mas esse ai a gente já sabe, e por que falar disso…”

É simples, não há como escrever sobre princípios para nós jovens, sem não mencionar a importância da Familia, a importância que Deus dá a obediência e ao respeito que os nossos pais merecem de nós.

Talvez este principio, na sociedade que nos encontramos hoje, seja um dos mais difíceis de se praticar, pra você jovem, talvez seja “mico” obedecer seus pais, seja “mico” respeitar sua mãe…Muitas vezes você não entendeu o porquê de algumas decisões de seus pais, o porquê dos “nãos”, e assim, acabou por se rebelar e tapar seus ouvidos aos conselhos de seus pais.

Acorda meu querido!!! Se continuar pensando e agindo assim, saiba que está caindo em uma cilada e talvez em um abismo sem volta!

Quantos filhos hoje, pelas ilusões da juventude, discutiram, feriram seus pais e até hoje não se falam, não convivem em paz, não liberaram o perdão…

O jovem é o pilar de uma nação e a familia deste é de suma importância em sua formação, e o inimigo de nossas almas sabendo disto, a constitui como seu principal alvo para MATAR, ROUBAR e DESTRUIR!!!

Por isso Jovem levante-se, desperte-se…

“Vós filhos sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra.” Efesios 6: 1-3

Se fizer sua parte, creia que Deus faz a DEle, obedeça a este principio e verás a paz em sua familia, você será respeitado por seus pais, familiares, estará semeando obediência para o seu futuro, e o principal estará agradando a Deus e por consequência acumulando bençãos sobre sua vida.

05- Santifique-se

Antes de iniciar o tópico é importante fazermos um esclarecimento: Ser santo não aquele que nunca pecou, mas sim aquele que luta contra o pecado, todos os dias, buscando em tudo fazer a vontade do Pai.

É necessário entendermos que para agradar a Deus é preciso sermos santos. Deus é santo, Ele abomina o pecado, apesar de te amar ainda sendo pecador.

“Mas como é santo aquele vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porque está escrito: Sede santos porque eu sou santo.” I Pedro 1: 15-16

É comum ouvirmos que o jovem não quer nada com santidade, que o jovem só quer saber de “oba, oba”, que o jovem não ora, não se consagra, não quer saber de Deus…Misericórdia!!!

Amigos e amigas, vamos renunciar este discurso em nossas vidas, Deus está levantando uma nova geração de jovens apaixonados por Jesus, que renunciam o pecado, que não negociam com o diabo, que não abrem mão da presença de Deus por uma simples noite.

Deus nós escolheu agora jovens para sermos santos, para buscarmos a face de Deus em todo o tempo, para sermos LUZ nesta geração corrompida.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12: 2

Você que experimentar a boa, agradavel e perfeita vontade de Deus para sua vida??? Santifique-se…

Mas saiba você não consegue sozinho, peça ajuda a Deus, seja sensível ao Espírito Santo, pois Ele que te fortalece e te dá discernimento para distinguir as coisas e tomar suas decisões em santidade.

06- Não dê todas as tuas forças a alguém

Deixei este por ultimo, pois é um dos mais complicados, mas que Deus deixou em sua Palavra que é completa e perfeita…

“Não dê às mulheres as tuas forças, nem os teus caminhos às que destroem reis.” Pv. 31: 3

Este provérbio me chamou muito atenção, pois creio que se aplica a ambos os sexos, e é um vacilo que em muitas vezes nós jovens nos enrolamos, pois quando encontramos uma pessoa que mexe conosco, acabamos por colocar água abaixo todas as possibilidades de benção de Deus para a união, por colocarmos muitas vezes essa pessoa como centro de nossa vida, fazendo com que o relacionamento, tenha o fim em si mesmo e deixando de lado o real propósito do namoro que é agradar a Deus, e então vivemos em prol de agradar a pessoa amada. Neste versículo o Senhor nos aconselha a não darmos nossas forças, nossa paixão, o melhor de nós para a pessoa que você esteja gostando, seja você homem ou mulher, ou ate mesmo um amigo ou amiga, não sei.

Vou deixar aqui esta imagem para vocês perceberem como Deus age em um relacionamento que o alvo é CRISTO, (usarei essa imagem do blog nãomordaamaçã)

Creio que a palavra de Deus foi plantada em seu coração através deste post e que Deus continue nos abençoando…

Esse post foi publicado em Estudos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s